sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Leituras prévias ao CA (2)

O texto abaixo foi postado pela coordenação do CA para leitura prévia, porém NÃO chegou a gerar nenhum comentário (ainda???). Que tal contribuir com o debate?

Cooperação e Vivência em Grupo

A cooperação, solidariedade e interesse pelo bem-estar comum são alguns dos principais focos de atenção mundial neste início de milênio, como podemos observar na declaração de Tenzin Gyatso – o 14º Dalai Lama, quando de sua primeira visita ao Brasil:

"Creio que para enfrentar o desafio de nossos tempos, os seres humanos terão que desenvolver um maior sentido de responsabilidade universal. Cada um de nós terá de aprender a trabalhar não apenas para si, sua família ou país, mas em benefício de toda a humanidade. A responsabilidade universal é a verdadeira chave para a sobrevivência humana" (1992, p.03).

O desenvolvimento da cooperação como um exercício de co-responsabilidade para o aprimoramento das relações humanas em todas as suas dimensões e nos mais diversificados contextos, deixou de ser apenas uma tendência, passou a ser uma necessidade e em muitos casos, já é um fato consumado. Porém, não é definitivo.

Contrariando o mito da competição como forma de garantir a sobrevivência e evolução humana, existe um conjunto amplo de evidências indicando que os povos pré-históricos, "que viviam juntos, colhendo frutas e caçando, caracterizavam-se pelo mínimo de destrutividade e o máximo de cooperação e partilha dos seus bens" (Orlick, 1989, p.17).

Ainda hoje, podemos encontrar culturas cooperativas em várias sociedades ancestrais existentes no planeta. Isto pode indicar uma boa discussão sobre a natureza competitiva do ser humano, pois se essa idéia fosse totalmente verdadeira, seria lógico encontrar nas comunidades ancestrais, traços de uma cultura predominantemente, competitiva.Erich Fromm (1973), analisou trinta culturas primitivas e as classificou com base na agressividade de culturas distintas:

  • Sociedades orientadas para a vida
    Mínimo de hostilidade, violência ou crueldade;
    Ausência ou pequena ocorrência de punição rigorosa, crime e guerra;
    Crianças tratadas com amor e bondade;
    Mulheres geralmente consideradas iguais aos homens;
    Há pouca competição, cobiça, inveja, individualismo ou exploração;
    Existe muita cooperação;
    Prevalece atmosfera de confiança, auto-estima e bom humor.
  • Sociedades mais destrutivas
    Violência interpessoal, destrutividade, agressividade, malícia e crueldade;
    Atmosfera geral é de hostilidade, medo e tensão;
    Há excesso de competição;
    Ênfase na propriedade privada;
    Hierarquias são rígidas e o comportamento é belicoso.
Somos socializados e socializamos ou outros para a cooperação e competição, por meio da educação, da cultura e da informação. Portanto, tornar a sociedade Cooperativa ou Competitiva é uma ação política, isto é, uma arte pessoal e coletiva capaz de realizar o melhor possível para todos.

Cooperação, confiança e respeito mútuo são alicerces para a co-evolução humana. No entanto, precisamos estar atentos e praticando esses valores em sentimentos, pensamentos, atitudes e relacionamentos no nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário