sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O estandarte do Clã

Foi concebido e realizado durante uma oficina da Ch. Adriana sobre criatividade, que teve como aplicação prática o uso de materiais para reciclagem.

Fizemos uma grande página prateada frente e verso utilizando 18 caixas de leite longa vida, grampeando-as. Com um furador de papel possibilou-se a passagem do fio da moldura. Papel camurça (na cor do ramo pioneiro), papel branco, tesoura, cola e caneta complementaram os elementos gráficos. Uma forquilha de madeira aparece no centro do estandarte representando as encruzilhadas da vida. As dez pequenas flores-de-lis representam os artigos de nossa Lei. As quatro flores, que sustentam o brasão central, representam os quatro membros da equipe que, integrados, ajudam a sustentar nossos ideais. A flor de lis dupla no alto do brasão central indica a necessaria articulação o abstrato com a realidade: não se realiza sem sonhar, mas não basta sonhar sem tentar executar. Esse é o mote principal de nosso brasão e por isso ocupa a parte que seria "do chefe" em um escudo heráldico. No verso, uma lua vermelha representa novamente a busca de um sonho, norteada pela flor-de-lis, como nas antigas carta naúticas. O lema do ramo foi escrito com palitos de sorvete pintados para que sempre nos lembremos de nosso compromisso com os demais. O fio da moldura que encerra tantos símbolos se converteu em uma forquilha estilizada. A fixação se deu por meio de uma haste de bambú.

No final, além da satisfação com o que realizamos, o sentimento de equipe foi fortalecido (o painel dos pontos positivos da primeira noite de avaliação do CA traz inscrito, entre muitas outras qualidades, "estandarte do Clã" e "equipe do Clã") e o nosso subcampo obteve um ganho estético (principalmente noturno) tremendamente interessante devido às propriedades de refelxão luminosa do alumínio, representando o metal de uma armadura medieval brilhante e fulgurante.

Um comentário: